Noticias

Governo do Estado e FSF apresentam “Projeto Gol do Brasil” aos professores da rede pública estadual

A Superintendente Especial de Esportes, Mariana Dantas e o presidente da Federação Sergipana de Futebol (FSF), Milton Dantas, apresentaram na manhã desta sexta-feira (11/02), aos professores de Educação Física da rede pública estadual, o “Projeto Gol do Brasil”. Esses professores participarão futuramente, do treinamento de técnico Licença S, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), capacitando-se dessa forma para serem monitores dos núcleos do referido projeto.

O evento contou com a participação de mais de 100 profissionais de Educação Física e foi realizado no auditório da FSF. A Superintendente Mariana Dantas abriu a reunião, destacando os objetivos do “Projeto Gol do Brasil”, valorizando a parceria firmada entre o Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/Supee), Federação Sergipana de Futebol e Confederação Brasileira de Futebol. Mariana destacou que o “Projeto Gol do Brasil “, não visa formar um atleta de futebol. “O projeto é mais voltado para a parte social, para a formação do homem, o trabalho do caráter e da personalidade. Mas isso não impede que entre os adolescentes participantes, surja um craque de futebol, que no futuro venha a atuar em um grande clube ou quem sabe, na Seleção Brasileira de Futebol. Se isso acontecer, ótimo”, destacou a superintendente.

A princípio, Sergipe foi contemplado com dois núcleos do “Projeto Gol do Brasil”, que atenderão a 250 jovens e adolescentes de ambos os sexos. Esses núcleos serão instalados na Escola de Esporte Gerivaldo Garcia, no bairro Santos Dumont e na Escola de Esporte Professor Kardec, no bairro Santa Maria. Projeto Gol do Brasil – Durante a apresentação, foi explicado com detalhes o que é e como funciona o “Projeto Gol” do Brasil, que é uma ação social da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), voltada para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social.
A missão do “Gol do Brasil” é promover cidadania e educação, por meio do futebol. Para isso, são seguidos os critérios das dez habilidades de vida, estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS): autoconhecimento, relacionamento interpessoal, pensamento crítico, pensamento criativo, empatia, resolução de problemas, tomada de decisão, manejo de emoções, manejo de estresse e comunicação eficaz. Além das crianças e dos adolescentes atendidos, o “Gol do Brasil” também visa à formação de professores capacitados, para trabalhar com essa faixa etária, financiados pelo Legado Copa do Mundo Brasil de 2014, pela CBF e pelos estados.

Sergipe em destaque – O presidente Milton Dantas, destacou o fato de Sergipe ser o sétimo estado da federação, a receber o “Projeto Gol do Brasil”. “Em Sergipe o “Projeto Gol do Brasil” é resultado de uma parceria forte, entre o Governo do Estado, por meio da Superintendência Especial de Esportes (SUPEE), Federação Sergipana de Futebol (FSF) e Confederação Brasileira de Futebol (CBF). É um projeto importante, pois inicialmente vai contemplar cerca de 250 garotos de ambos os sexos. É um projeto que a CBF vem desenvolvendo em alguns estados da federação. Sergipe será o sétimo estado contemplado. Eu acredito que não ficaremos somente nesse projeto “Gol do Brasil”. Temos a disposição da Superintendente Mariana Dantas, de trazer outros projetos, a serem executados aqui no estado de Sergipe, através da Superintendência de Esportes, com apoio da Federação Sergipana de Futebol e da Confederação Brasileira de Futebol. Então, isso é muito importante para nós que fazemos a Federação Sergipana de Futebol” disse Milton Dantas.

O presidente falou ainda sobre o treinamento que será disponibilizado para os professores de Educação Física da rede pública estadual. “Todo esse curso será dado pela Confederação Brasileira de Futebol, através do pessoal que faz a CBF- Academy. Os professores da rede pública estadual, terão essa capacitação fornecida pela Confederação Brasileira de Futebol, para poderem desenvolver e atuar nesses projetos, desenvolvidos pela CBF, em parceria com o Governo do Estado e a federação de futebol. Ao final do encontro, os professores Flávio Mendonça e Wendel Oliveira, respectivamente Coordenadores de Esporte e Lazer e de Esporte Educacional da SUPEE, aproveitaram a oportunidade para detalhar para os professores presentes, os objetivo do projeto, a importância da participação deles no curso de capacitação e a possibilidade de serem aproveitados os 40 professores, como monitores nos dois polos do “Projeto Gol do Brasil” em Aracaju.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content
This Website is committed to ensuring digital accessibility for people with disabilitiesWe are continually improving the user experience for everyone, and applying the relevant accessibility standards.
Conformance status